Observatório Social do Brasil – Pelotas apresenta seu segundo Relatório Quadrimestral/2019

O OSBPel apresentou à comunicade de Pelotas as atividades realizadas no 2º Quadrimestre de 2019, mostrando ações nos Eixos de Gestão Pública, Educação Fiscal e Transparência.

25 de outubro de 2019 22:21

No último dia 17 de outubro, o Observatório Social do Brasil – Pelotas|RS, apresentou a comunidade o seu segundo relatório Quadrimestral/2019, realizado na sede do Sindicato dos Contadores e Técnicos em Contabilidade da Cidade de Pelotas e Região – SINCOTECPEL.

O Relatório foi apresentado conjuntamente pelo Presidente do Conselho de Administração do Observatório Social do Brasil – Pelotas, o Adm. Renato Luiz Tavares de Oliveira, o Vice-Presidente para Assuntos de Controle Social e Metodologia, Carlos Jorge Ribeiro e Ana Maria Victória Silva, voluntária do OSBPel. Estavam presentes as seguintes autoridades: Antônio Peres, Vereador de Pelotas; Lair Coimbra Rezende, Delegada do CRC-RS; Licelma Schaffer, Presidente da Casa da Amizade de Pelotas; Else Elizabeth Knaap Madruga, Presidente do Rotary de Pelotas Oeste; Profª Luciane Fernandes, Representante da Secretaria Municipal de Educação de Pelotas; Diego Knorr, Secretário Municipal de Desenvolvimento e Inovação; Dr. Renato Grassi, Coordenador Regional do TCE; Márcio Schuch, Vice Presidente do CRC; o Vice Presidente Institucional do CRA-RS, Adm. João Alberto Gonçalves Jr., representando a Adm. Cláudia Abreu, Presidente do CRA-RS; entre outros importantes participantes.

Num primeiro momento, o Presidente Renato Oliveira evidenciou o que é um Observatório Social, seu papel e os quatro Eixos de atualização do Sistema OSB, assim como as atividades realizadas no 2º Quadrimestre de 2019. Em seguida, Carlos Jorge Ribeiro, dentro do Eixo de Gestão Pública, apresentou o inventário da frota municipal de Pelotas. Também foi apresentado pela Ana Maria Victória, dentro do Eixo 2 – Educação Fiscal, o projeto Concurso desenho e redação, destinado ás escolas de ensino fundamental e infantil da cidade. Ainda dentro do Eixo 2, foi apresentada a Agenda 2030, que é um Plano de Ação global que irá estimular e apoiar em áreas de importância crucial para a humanidade: Pessoas, Planeta, Prosperidade, Paz e Parcerias, para mudar o mundo até 2030.

Finalizando a tarde, o presidente Renato Oliveira trouxe, dentro do Eixo 4, referente a Transparência, trouxe indicadores de gestão do saneamento do município de Pelotas, do Sistema CFA de Governança, Planejamento e Gestão Estratégica de Serviços Municipais de Água e Esgotos (CFA-Gesae), que nasceu após o Debate Qualificado sobre saneamento, promovido pelo Conselho Federal de Administração (CFA). O CFA-Gesae permite avaliar a gestão do saneamento municipal sob diversos aspectos. Ele possui dez áreas-chaves e setenta indicadores. Cada área-chave possui sete indicadores. Além dos gestores municipais, a ferramenta está disponível para os profissionais de administração. A proposta é estimular a participação mais efetiva da população, pois ao acompanhar anualmente esses indicadores, o cidadão pode saber se os recursos estão sendo aplicados da forma correta e se eles estão melhorando a qualidades dos índices e exigir do gestor municipal atenção aqueles índices de desempenho abaixo da média. O trabalho realizado pelo observatório é de fundamental importância para orientar a gestão pública dos recursos

ObservatórioSocial do Brasil - Pelotas

Fundado em 10 de outubro de 2013 em Pelotas/RS, é uma associação composta por voluntários, que atua como organismo de apoio à comunidade estimulando a participação da sociedade civil organizada no processo de acompanhamento da gestão dos recursos públicos pela promoção de ações educativas e operacionais em favor dos direitos do cidadão e contra a corrupção.

Rua General Argolo, 593
CEP: 96015-160
Telefone: (53) 3025 1168
E-mail: pelotas@osbrasil.org.br