Toledo recolhe mais de 12 mil assinaturas em campanha do MPF contra corrupção

Adesão representa mais de 13% do eleitorado e foi alcançada com o apoio do Observatório Social de Toledo e outras entidades

09 de novembro de 2015 20:17

Veja outras publicações das mesmas tags: | | | | | |

A sociedade organizada de Toledo mais uma vez demonstrou o alto grau de engajamento nas causas de interesse coletivo. Em menos de 30 dias, o Movimento 10 Medidas Contra a Corrupção, do Ministério Público Federal (MPF), superou a expectativa e alcançou 12.114 assinaturas, o que representa 13,02% do total do eleitorado no município.

O resultado da campanha foi revelado em evento realizado na manhã da última quinta-feira (5), na Associação Comercial e Industrial de Toledo (Acit) e surpreendeu o público de cerca de 100 pessoas. Entre os presentes estavam empresários, lideranças, representantes das entidades envolvidas na campanha, incluindo o Observatório Social de Toledo (OST), e profissionais dos meios de comunicação. A meta sugerida pelo Ministério Público era de conseguir no mínimo 4.600 adesões, que representam 5% do eleitorado do município, até o dia 30 de outubro.

Criado pelo Ministério Público Federal, com o apoio do Ministério Público do Estado do Paraná, o Movimento propõe medidas para prevenir e reprimir a corrupção, por meio de projeto de lei de iniciativa popular, que requer 1,5 milhões de assinaturas em todo o país.

Nas últimas semanas, a Acit esteve fortemente engajada na campanha, junto com a Promotoria de Proteção ao Patrimônio Público de Toledo e o OST, além de outras instituições e entidades, para coletar as assinaturas necessárias ao encaminhamento do projeto de lei.

Surpresa

O promotor de Proteção ao Patrimônio Público de Toledo, Sandres Sponholz, salientou que o resultado foi uma grande surpresa e não imaginava que o Movimento pudesse atingir esse número. “Acredito que este seja o primeiro resultado expressivo em termos de números no Paraná. A estratégia adotada por pessoas e lideranças conseguiu multiplicar a mensagem e essa é uma demonstração de que possível mobilizar a sociedade para alcançar o objetivo proposto pelo MP, mesmo que embora muitas vezes, as pessoas estejam desanimadas com o atual cenário e pensem que não vai adiantar”.

Da mesma forma, para a presidente do OST, Rita Guerro, o resultado foi surpreendente e o envolvimento da Acit foi decisivo. “Tínhamos iniciado o movimento, mas o engajamento da Acit fez toda a diferença e tivemos essa surpresa fantástica. Hoje um dos problemas mais sérios é a corrupção, a falta de seriedade com os gastos públicos, a ineficiência. Isso nos faz acreditar que o Brasil tem jeito, através da mobilização da sociedade”, comentou.

O promotor Sponholz ainda destacou que a campanha não envolve só a coleta de assinaturas,  mas também a conscientização das pessoas do que se pretende com o projeto de iniciativa popular. “Quanto mais pessoas se conscientizarem de que é possível e de que o Ministério Público está propondo como chegar a essa mudança, o alcance será maior. Em virtude disso, também foi prorrogado o período para coleta de assinaturas, solicitado por algumas entidades, sindicatos, universidades e outras”, completou.

ObservatórioSocial do Brasil - Pelotas

Fundado em 10 de outubro de 2013 em Pelotas/RS, é uma associação composta por voluntários, que atua como organismo de apoio à comunidade estimulando a participação da sociedade civil organizada no processo de acompanhamento da gestão dos recursos públicos pela promoção de ações educativas e operacionais em favor dos direitos do cidadão e contra a corrupção.

Rua General Argolo, 593
CEP: 96015-160
Telefone: (53) 3025 1168
E-mail: pelotas@osbrasil.org.br