Entidades assinam carta de intenções para implantar OS em Novo Hamburgo

Publicado para | Destaque em 25 de maio de 2016 19:13

observatC3B3rio1

 

 

Na ocasião o presidente do OSB, Ney Ribas, proferiu palestra explicando como funciona a organização e a importância do trabalho de união

 

 

 

 

Na última quinta-feira (19), antes da realização do Prato Principal – evento promovido pela Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha -, dezenas de entidades representativas estiveram reunidas na Sociedade Ginástica. O objetivo do encontro foi assinar uma carta de intenções para implantar em Novo Hamburgo – RS o Observatório Social.

De acordo com o presidente da ACI, Marcelo Clark Alves, não poderia haver momento mais apropriado para a instalação, visto que a população clama por ações que de fato venham a beneficiar as comunidades. “Precisamos ser protagonistas e participar ativamente de tudo que acontece em nosso município. Temos capacidade, vontade e necessidade de tornar a coisa pública eficiente, auxiliando num trabalho conjunto com todas as entidades representativas da cidade”, destacou Alves.

Contando com a participação do presidente do Observatório Social do Brasil, Ney da Nóbrega Ribas, e do vice-presidente para Assuntos Institucionais e Alianças, Pedro Gabriel Kenne da Silva, os representantes de entidades receberam informações de como funciona a organização e da importância de haver um trabalho de união. “Este é um espaço para o exercício da cidadania, que deve ser democrático e apartidário, reunindo o maior número possível de entidades representativas da sociedade civil, com o objetivo de contribuir para a melhoria da gestão pública”, enfatizou Ribas.

“O trabalho de desenvolvimento para a instalação do Observatório Social vem sendo discutido há vários meses e nosso objetivo é poder participar, num trabalho conjunto, auxiliando no estímulo voluntariado do controle social e pela cidadania fiscal”, ressalta a vice-presidente de Serviços da ACI, Tanha Lauermann Schneider.

A carta de intenções traduz o objetivo do Observatório, enfatizando que tem por missão representar a comunidade no controle da utilização dos recursos públicos, promovendo a otimização e a transparência das contas públicas. Sua missão está em monitorar a aplicação dos recursos públicos, estimular o cidadão no exercício de sua cidadania, promover a educação fiscal e a informação em prol da ética pública, fortalecendo as empresas e atraindo novos investimentos, a fim de melhorar a qualidade de vida do cidadão.

Estiveram presentes, além da ACI-NH/CB/EV, Sindilojas NH, Sindigastrhrô, Sinduscon NH, Centro Cultural Beneficente Ruy Barbosa, Rotay, Conselho Regional de Educação Física da 2ª Região, Conselho de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Feevale, Abicalçados, Associação dos Contabilistas, Receita Federal, Sebrae/RS Regional Vale do Sinos, Sescon RS, OAB-NH, CRC RS, ACEVI, Ftec, Sincontecsinos, CRA/RS, além de vários representantes do segmento de serviços.

A carta de intenções será encaminhada aos futuros candidatos a prefeito de Novo Hamburgo.

Por Zotti – Assessoria de Imprensa
Fotos: Fábio Winter & Lu Freitas

Mantenedores

Apoiadores

ObservatórioSocial de Pelotas (OSPEL)

Fundado em 10 de outubro de 2013 em Pelotas/RS, é uma associação composta por voluntários, que atua como organismo de apoio à comunidade estimulando a participação da sociedade civil organizada no processo de acompanhamento da gestão dos recursos públicos pela promoção de ações educativas e operacionais em favor dos direitos do cidadão e contra a corrupção.